sexta-feira, 14 de março de 2014

PESQUISAS COM ANIMAIS: UMA CONVENIÊNCIA NECESSÁRIA

A desinformação pode gerar especulações sobre qualquer assunto. No caso do uso de animais em pesquisas cientificas, muitos ignoram um conselho de ética altamente rigoroso, a necessidade de testar novos medicamentos para a própria saúde humana e a seriedade nesses ambientes de pesquisa.



Em um episódio da nossa historia, conhecido como holocausto médicos nazistas realizaram testes cruéis de carácter sádico e para fins bélicos, não trazendo muitos avanços científicos. É preciso definir a diferença entre necessidade e crueldade. Pesquisas com animais são realizadas com um grande monitoramento desde do nascimento ate o seu abate. 



Esse monitoramento diz respeito a sua alimentação, temperatura ideal e melhores condições possíveis para o animal, precedido pela comissão de ética no uso de animais (CEUA). Esse órgão é altamente rigoroso e burocrático. Não é possível realizar testes com qualquer animal, pois não se teria controle de suas variantes, isto é, seus precedentes alimentares,doenças existentes e idade.

A figura do cientista maluco  que faz tudo para encontrar êxito no seu projeto disseminou-se. E aqueles carentes de informação, julgam esse profissional por terem uma visão culturalmente equivocada. 



É proibido por lei  submeter qualquer ser humano a alguma inovação médica ou cosmética. Existe uma conveniência na utilização dos animais. O conselho de ética estabelece que é preciso reduzir ao máximo sempre que possível os modelos animais. Mas até chegamos a essa realidade, o que nos resta? Fazer testes com pessoas? E quem se habilita?

2 comentários :

  1. Oi Rodrigo, gostei do seu post porque precisei fazer uma parte do meu experimento do mestrado com testes in vivo, e muita gente me crucificou por isso. Bom, acho que esses estudos têm que primeiramente serem submetidos a um comitê em ética e pesquisa e a partir daí sabe-se que os procedimentos utilizados no experimento serão feitos de maneira adequada. No meu caso, desenvolvi um suco para combater o diabetes, que é uma doença que acomete mais pessoas do que se imagina, então acho que eu contribuí com a ciência e com a sociedade, embora ainda não tenha comercializado (planos futuros). E agora surgiu a proposta de eu estudar as minhas formulações em humanos, e existe sim como fazer alguns tipos de estudos com humanos.. claro que não dá pra fazer qualquer tipo de estudo, mas alguns podem ser feitos sim. Acho que as pesquisas devem ser o mais humanitárias possível e as pessoas devem respeitar os estudos in vivo, afinal é necessário estudar efeitos sobre a saúde.. é benefício pra todo mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Nara. É impossível estagnar a ciência em nome de um falso moralismo...todos nós queremos a cura para aids e câncer por exemplo, acredito que a cada descoberta cientifica nasce mais uma esperança, amo animais e como disse no texto existe uma diferença de crueldade e necessidade.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...